Equipa de investigação
A equipa CONSTATED de investigação é constituída por:
Tiago Neves
Coordenador do projeto
Atualmente, sou Professor Associado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e Diretor do Programa Doutoral em Ciências da Educação. Sou também investigador no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE).
Os meus interesses de investigação centram-se nas políticas sociais e educativas, com particular enfoque na desigualdade social. Tenho como objetivo central desenvolver investigação que contribua para o conhecimento científico e tenha relevância social.
Recentemente, assumi papéis de (co-)liderança de equipas em projetos como o "EDUPLACES - Locais Educadores: práticas, vozes e percursos de educação inclusiva" e "Equidade educativa através do PISA: resultados e discursos" (ambos financiados pela FCT), bem como no projeto "YOUNG_ADULLLT - Policies Supporting Young People in their Life Course. A Comparative Perspective of Lifelong Learning and Inclusion in Education and Work in Europe" (Horizon 2020). Atualmente, coordeno a participação da Universidade do Porto no projeto europeu "CLEAR - Constructing Learning Outcomes in Europe: A Multi-Level Analysis of (Under)Achievement in the Life Course" (HORIZON-CL2-2021-TRANSFORMATIONS-01).
Nos últimos 15 anos, tenho-me dedicado a investigar temas como os rankings das escolas secundárias, a inflação de notas, a eficácia da educação compensatória e as desigualdades no acesso ao ensino superior – temas com implicações sociais e políticas significativas que fundamentam a continuidade da minha investigação.
Gil Nata
Membro da equipa do projeto
Atualmente, sou Professor Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Investigador no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto. Terminei a licenciatura em Psicologia em 2000 e o doutoramento em Psicologia (Política) em 2008.
Entre 2021 e 2024 fui investigador principal do projeto “Equidade educaiva através do PISA: resultados e discursos” (PTDC/CED-EDG/2124/2020). Em dezembro de 2019, ganhei um contrato de Investigador Auxiliar no concurso de Estímulo ao Emprego Científico (CEEC) 2018, da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), com um projeto intitulado: “Escolas equitativas: sistematização das características das escolas que mostram conseguir uma diminuição das desigualdades educativas ao longo do tempo”. Entre 2017 e 2019 fui Investigador Auxiliar no projeto ISOTIS (Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society; Call Identifier REV-INEQUAL-06-2016), projeto financiado ao abrigo do H2020, onde fui co-líder do “Work Package 5 – Development of Professionals and Organisations”. Tenho ainda colaborado em vários projetos de investigação, incluindo o projeto europeu "CLEAR - Constructing Learning Outcomes in Europe: A Multi-Level Analysis of (Under)Achievement in the Life Course" (HORIZON-CL2-2021-TRANSFORMATIONS-01) e o projeto "GROW:UP - Crescer em Regiões de Fronteira em Portugal: jovens, percursos educativos e agendas" (PTDC/CED-EDG/29943/2017).
Os meus interesses de investigação são variados, mas norteados por dois grandes princípios: a verdade e a construção de um mundo mais justo. Concretamente, tenho investigado temas no âmbito da Sociologia da Educação (como o impacto do PISA na equidade dos países participantes, os rankings das escolas secundárias, a inflação de notas e consequentes desigualdades no acesso ao ensino superior, a eficácia da educação compensatória), da Psicologia da Educação e do Desenvolvimento (como a perspetiva das crianças sobre dilemas de distribuição justa de recursos ou sobre dilemas interculturais, ou a análise de programas de suporte parental), mas também da Psicologia Clínica, Comunitária e Política. Para além disto, tenho grande interesse em questões relacionadas com a epistemologia, metodologias de investigação e ontologia (e a interseção destas).
Alexandra Doroftei
Membro da equipa do projeto
Sou investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Doutorei-me em 2020 em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, com uma tese focada no ensino e formação profissional, particularmente na relação entre a medida cursos de aprendizagem e justiça social.
Sou autora e coautora de vários trabalhos académicos, incluindo diversos artigos e capítulos de livros indexados na Scopus e/ou WoS, sobre ensino e formação profissional, abandono escolar precoce, educação de segunda oportunidade, cidadania europeia, e trabalho em rede.
Sou membro da comunidade prática JEDI - Juventude, Educação, Diversidade e Inovação, inserida no CIIE.
Os meus interesses de investigação incluem justiça social, igualdade, inclusão social, sucesso escolar, abandono precoce da educação e formação, políticas educativas, redes educativas, ensino superior, métodos de investigação, metodologia mista, NVivo e ensino e formação profissionais.
Para além do meio académico, trabalhei em escolas, num Lar de Infância e Juventude com crianças e jovens em risco, e numa ONG com populações desfavorecidas.
Cibelle Toledo
Bolseira de investigação do projeto
Sou doutoranda em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e investigadora no Centro de Investigação e de Intervenção Educativas (CIIE). Sou mestre em Educação (2018) e licenciada em Pedagogia (2009) pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2013).
Tenho desenvolvido estudos e colaborado em projetos financiados com enfoque na análise das desigualdades educativas e na promoção de políticas e práticas que visem uma educação mais justa e equitativa. Entre 2021 e 2024, fui bolseira de investigação no projeto “Equidade educativa através do PISA: resultados e discursos” (PTDC/CED-EDG/2124/2020). Os meus interesses de investigação incluem desigualdades sociais, equidade educativa, qualidade da educação e cultura organizacional escolar.
Sou membro da comunidade prática de investigação Ensino e Inovação Pedagógica (EIP), no âmbito do CIIE, onde atuo como coordenadora. A minha experiência profissional inclui 13 anos de atuação na educação básica no Brasil, como professora e coordenadora pedagógica, com particular envolvimento em contextos de vulnerabilidade social, sempre orientada pelo compromisso com a justiça social, a inclusão e a qualidade educativa.
Tanja Sturm
Consultora externa do projeto
Sou professora na Universidade de Hamburgo, Alemanha – na Faculdade de Educação –, com especialização em educação primária e diversidade, pesquisa qualitativa reconstrutiva e comparação internacional. Atuei como pesquisadora na Áustria, Alemanha e Suíça. Além de ter obtido o Primeiro e o Segundo Exame de Estado em Educação Especial e o doutorado em Educação, realizei uma pesquisa de pós-doutorado em Educação Inclusiva, concluída com a habilitação em Educação na Universidade de Mainz, Alemanha.
Tenho oito livros publicados (sendo três monografias) e cerca de 100 artigos e capítulos de livros, tanto em alemão quanto em inglês, muitos deles revisados por pares. Desde 2020, atuo como vice-presidente da GERA (German Educational Research Association – Associação Alemã de Pesquisa em Educação) e como sua representante na WERA (World Educational Research Association – Associação Mundial de Pesquisa em Educação).